21 agosto 2012

Bel Ami (filme)


Por meio desta, eu confesso:
fui fã de Crepúsculo.

Dessas de passar horas em sites e sonhar com o Jacob; de escrever fanfic e fazer uma camiseta para a estréia do filme. De recortar entrevistas e fotos dos atores em revistas e guardar em uma pastinha. De ficar com ciúmes quando as amigas começaram a gostar também. O fato é que todos temos uma listinha secreta de coisas que gostamos e hoje nos dão vergonha, fotos de franjas cortadas em casa e atitudes inocentes, porém ridículas.

Se você for fã de Crepúsculo, não me mate (como eu faria na época com alguém que falasse esse tipo de coisa) mas com o passar do tempo, fui percebendo a óbvia falta de qualidade da obra de Stephanie Meyer. Já quanto aos filmes, eles não são tão ruins assim em termos de produção (pudera, com um orçamento milionário) – mas os atores deixam bastante a desejar: Kristen Stewart tem basicamente uma expressão facial (porque, Walter Salles, por quê?) e Robert Pattison... Bom, ele não estava ruim, mas tão pouco merecia um salário tão grande e tanta atenção.



Não encontrei nenhum filme que me fizesse mudar a opinião quanto a Kristen, mas Bel Ami me fez morder minha língua quanto a Robert: embora eu ainda não o possa colocar no patamar de “ótimos atores”, ele encarnou muito bem Georges Duroy.

Na Paris do século 19, o filho de camponeses Georges Duroy está em uma situação bastante diferente do que pretendia: sem um tostão furado, ganha a vida como funcionário de repartição, vivendo a beira da fome. Um encontro com seu ex-colega de regimento, o senhor Forrestier, acaba mudando isso: cheio de contatos, o jornalista ajuda seu camarada a melhorar de vida. Mas é sua esposa, a senhora Madeleine Forrestier, que realmente percebe o potencial do rapaz, escondido entre traços de anjos que seriam muito úteis para descobrir segredos. O canal? As esposas dos homens mais poderosos da época.

De forma geral, Bel Ami não deixa nada a desejar. Não há aquela magia que senti a ler o livro, causada pela absoluta falta de “bem” e “mal” e a habilidade de Maupassant com as palavras, mas o diretor conseguiu captar isso de forma sutil, fazendo com que o espectador hora adorasse Duroy e esperasse por sua vitória hora se indignasse com suas atitudes. A fotografia é linda, e nenhuma parte importante ou especialmente interessante ficou de fora – algo que faz com que qualquer adaptação ganhe pontos, já que é um hábito constante dos diretores não conseguir diferenciar “essencial” de “dispensável”.

Talvez por ter assistido ao filme enquanto ainda estava no início do livro, senti que Robert encarnou bem o meu Duroy – com meu digo aquele que só existe na minha imaginação, um dos vários personagens que habitam a consciência de um leitor. Influenciada por fatores externos ou não, cheguei a uma conclusão: Pattison pode fazer muito além do vampirinho pálido e possessivo.



Resenha do livro aqui.

11 comentários:

  1. Ah, eu realmente tenho vontade de dar uns sacodes na Kristen interpretando a Bella, totalmente agoniável aquele jeito não-estou-confortável dela, embora eu tenha me descobrido meio assim também, enfim. Masss, gostei da atuação dela em The Runaways. Já com o Robert, cara, tô pra assistir Água para Elefantes desde que li o livro e ainda nada, também não vi Lembranças, então nada a declarar. Ainda não tinha ouvido falar desse filme, muito menos sabia que tinha um livro, tô no auge da desatualização, que isso. u_u

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o filme, mas acho que o autor interpretou muito bem também em Águas para Elefantes. E não sabia que tinha o livro... Anotei a dica! =)

    ResponderExcluir
  3. haha, tenho que concordar quando ao talento dos atores. O Robert tem uns filmes legais, até, com uma atuação que vai além daquilo que se vê em Crepúsculo. Quanto à Kristen.. No coments.
    Não assisti esse filme ainda, e não sei se tenho vontade, quem sabe em um outro momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. hahaha realmente, tanto o talento da tia Meyer quanto dos jovens pupilos são questionaveis.. principalmente o da tal mocinha!
    eu confesso que li o primeiro livro, mas que o segundo não desceu nem metade!
    não conhecia o filme ainda, mas já vou buscar por ele no filmow :)

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  5. Antes, sobre Crepúsculo, preciso dizer que li o primeiro livro e não gostei. Vi o primeiro filme e não gostei. Nem porque o vampiro brilha, mas porque tudo parecia "espremido" demais. Tava muito compacto, tudo muito doente, tudo muito aleijado. Nos filmes, acho que nenhum ator tem espaço ou linha pra montar uma personagem decente, interpretar com força. O segundo filme só vi porque escutei a trilha sonora antes e me apaixonei - claro, todas as bandas que ouço estavam lá. Enfim, ainda vou falar dele - o álbum - num post.

    Não tenho vontade de ver Bel Ami. É uma daquelas obras - em qualquer forma - que nem chego a ler sinopse; saio correndo. Não "parece" fazer meu estilo, sei lá. Aí nem dou chances.

    Dia 7 de setembro é o dia em que perdi meu irmão, meu cachorro de 9 anos que cresceu comigo. No dia 9, minha mãe faz aniversário. Eu no dia 11. Viu como passamos, né? Agora ficou mais "fácil", a gente não precisa lembrar. Ou a gente lembra e faz de conta que esqueceu, pra ninguém sentir dor. Enfim. E sobre festas de aniversário, cara, o negócio não é a quantidade, mas sim quem importa, quem você gostaria de dividir mais um ano junto. Ou melhor, CELEBRAR mais um ano. Tenho apenas 3 amigos que confio 100%. O primeiro é para tudo. A segunda é para vinho, conversas, desabafos e música. A terceira é para amor familiar, como se fosse a mãe dos amigos. Tenho outros importantes, claro, mas não levo em conta quando falo de AMIZADE MESMO. Esses três, cara, entram na minha casa sem chamar, abrem a geladeira, pegam toalhas, fazem comida, essas coisas, sabe? Sem pedir. Meus pais adoram, aceitam (porque tenho dificuldade em lidar com pessoas, então, quando estou acompanhado, incentivam) e conhecem meus amigos muito bem. São eles que importam, saca? E mesmo se fosse um, seria O UM.

    P.S.: que nojo! Joelho é tão gostoso que, quando olho pro meu, amarelo e rosa, só penso em queijo e presunto com um pouquinho de cabelo. Blergh, huh? Vou tirar uma foto do meu joelho pra você, tô falando sério.

    ResponderExcluir
  6. Também mudei muito de opinião em relação ao Robert. Assim como você, eu também fui muito fã de Crepúsculo. Aí eu acabei indo parar como newsposter de um site oficial do Robert Pattinson. :O No começo, não era porque eu era fã dele, mas eu queria trabalhar o meu inglês, então fui para conseguir traduzir as notícias bem... Só que eu acabei gostado demais dele. Fui buscar outros filmes dele, como How to Be (que é fantástico), depois veio Lembranças que eu gostei bastante também. Acredito que Bel Ami deve ter sido fantástico também, já que pelo pouco que sei e que vi, ele conseguiu sim entrar no personagem.
    Agora estou a espera de Cosmópolis, que pelo o que eu vi do trailer, promete ser fantástico. Afinal, um livro fantástico merece um filme fantástico.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito da sua sinceridade e das suas opiniões e crítica acerca das produções, Bel. São sempre tão bem construtivas e argumentativas... muito bom.
    Também não vejo o Robert como um ator excelente, mas fico feliz que ele tenha surpreendido. Acho que a oportunidade caiu bem para ele demonstrar seu mero talento oculto... é, pq infelizmente ele não conseguiu me agradar muito em Água Para Elefantes, adaptação de um livro que eu particularmente amei ler. Enfim... não sei quando verei esse filme, mas é bom ver que ele não é tão ruim assim (não por conta da história, mas sim por conta da adaptação em si).

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. esse filme ta baixado aqui. e eu não vi ainda? tenho q fazer até a resenha dele no meu blog. rsrs

    adorei o blog
    to seguindo
    bjs

    http://www.amodernpinup.com/

    ResponderExcluir
  9. Ei..
    Eu sempre gosto de ver os vários trabalhos dos artistas que gosto. Penso em ver este filme pelo Rob e pela Cristina Ricci. Espero gostar da atuação do Rob tanto quanto vc. Eu só não sei se teria vontade de ler o livro.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  10. Também fui fã de Crepúsculo e você me descreveu nos primeiros parágrafos HASUHAUAUSHSAHU Porém, também percebi que o livro não era aquela coca-cola toda.
    Se quer saber, a Kristen me impressionou muito em The Runaways, mas ainda tenho um pé atrás com ela. Quanto ao Robert, não assisti outro filme que ele se destacasse tanto. Acho que Bel Ami é uma ótima dica. Tenho vontade de assistir e ler o livro, faz muito o meu tipo.

    ResponderExcluir
  11. HASUHAUAUSHSAHUHASUHAUAUSHSAH....eu sabia q no fundo ele tinha potencial!!kkkkkkkkk...

    ResponderExcluir