06 agosto 2012

A bússola de ouro (livro)


Não acredito muito nisso de alma ou em qualquer coisa sobrenatural, mas gostei da possibilidade de A bússola de ouro: nesse livro as almas de todos são chamadas dimons, e assumem formas de animais – mutantes na infância, quando ainda não se sabe quem é, e fixas na vida adulta, quando teoricamente esta fase já passou.

Seria bem útil ter um dimon: me ajudaria, certamente, a saber mais sobre minha personalidade – e conseqüentemente, sobre minhas fraquezas. Lyra, como criança, ainda não tem esse privilégio, mas não liga muito: sua vida é relativamente plena e feliz na Faculdade Jordan, onde foi criada pelos catedráticos depois da morte de seus pais. Ela está lá graças ao tio Asriel, que trabalha na universidade, mas não o vê muito: a vida do inteligente homem é cheia de explorações, negociações e mistérios, pelos quais sua sobrinha alimenta grande curiosidade e anseio de participar.

Mas em Oxford e em todo lugar, crianças começam a desaparecer. Lyra, desconfiada, começa a “investigar”, sobretudo pela suspeita de que tais desaparecimentos tem algo a ver com uma estranha conversa que escutou escondida meses antes. Mas como uma boa criança que é, acaba não tendo foco o suficiente para prosseguir. Quando seu amigo e companheiro de todas as horas, Roger, desaparece, a coisa é bem diferente: fica inevitável para a garotinha de alma aventureira não se envolver.

Não torço o meu nariz para livros complexos, mas eles têm de ser muito bem executados – o que é o caso de A bússola de ouro. É um livro steampunk por excelência, misturando os costumes de várias épocas no passado com tecnologia estranhamente avançada – quando digo estranhamente digo algo atemporal, mecânico e que dificilmente ficará obsoleto.

 Contudo, se eu fosse escolher um gênero para classificar A bússola de ouro, escolheria fantasia: além dos dimons, feiticeiras e clãs de “ursos de armadura” são encarados com naturalidade, resultando em uma mistura bem inusitada de ciência e religião. Se você assistiu ao filme com Nicole Kidman, esqueça: nem 10% do livro é passado ali. Faltam explicações e magia, coisas nas quais o autor do livro investe pesado.

Como já devo ter falado aqui, creio que crianças espertas são protagonistas muito melhores e fáceis de se gostar do que adolescentes de qualquer espécie – pode soar estranho para uma leitora de YA, mas é verdade. Alguns autores, porém, relutam em colocar grandes defeitos em seus personagens com menos de doze anos (como se pequeninos fossem intocáveis e não pudessem ser extremamente desagradáveis) o que não acontece com A bússola de ouro: Lyra é sim inteligente, esperta e corajosa – mas também impulsiva, mandona e desprovida de imaginação. Essa última característica foi a única que o autor explicitou ao invés de insinuar através das ações: segundo ele, caso Lyra possuísse imaginação, ela não teria embarcado naquela aventura. Afinal, aqueles que a possuem logo vem com milhares e milhares de razões porque a tal empreitada poderia dar errado.

Isso nunca havia passado pela minha cabeça, mas é a mais pura verdade. Considero-me do grupo “com imaginação”, e mal penso em fazer algo e meu cérebro já vem, quase que involuntariamente, com centenas de contratempos possíveis. Quase sempre não é exatamente um defeito, já que não deixo de tentar por isso; mas talvez possa vir a ser um dia.

Os dez milhões de leitores da trilogia Fronteiras do Universo são (ao menos por A bússola de ouro) completamente justificáveis: eis um dos melhores livros de fantasia que já li.

17 comentários:

  1. Eu sou fã de fantasia, do sobrenatural - só não gosto de coisas como fantasmas e espíritos ruins - acho que seria uma leitura bem agradável para mim. Eu ainda não tinha visto falar nele, vou procurar para comprar!! Valeu a dica ;)

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey
    Minha prima comprou todos eles.. em edição de bolso na Bienal.
    Óbvio que qualquer dia desses estou pegando emprestado.
    O filme.. confesso que dormi na primeira vez que tentei assistir.
    Espero que o livro não seja cansativo assim...adoro fantasia...

    Adoro as kids inteligentes dos livros!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabel!
    Eu vi o filme Bússola de Ouro, mas não curti, achei confuso. Acho que preciso ler o livro, deve ser muito melhor.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Bel, nunca tive a oportunidade de ler este livro, o que acarretou no pouco interesse em conferir sua adaptação. Embora a temática geral seja a fantasia, algo que definitivamente gosto bastante, A Bússula de Ouro ainda não me é opção de leitura. Não posso deixar de afirmar, no entanto, que acredito firmemente na maravilha de enredo que este livro deve ter. Sua resenha apenas confirmou as minhas suspeitas.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li o livro mas eu assisti ao filme quando foi lançado no cinema, achei a estória super bonitinha e a protagonista uma fofa. Mas fui assistir mesmo porque amo a Nicole.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    já li esse livro e também amei. Achei a história bem inovadora, mas me decepcionei com as continuações. Sou igual a você no quesito da imaginação, sempre fico imaginando coisas irreais que poderiam acontecer a qualquer momento!

    Adorei a resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Esse livro sempre me chamou a atenção porém nunca tive coragem de lê-lo por medo de não me agradar, mas depois da sua resenha vou arriscar =)
    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Eu não assisti ao filme, mas morro de curiosidade conhecer esse livro tão complexo e fantástico, ao que parece. Adorei o que você citou na resenha, espero gostar tanto quanto você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que li o livro primeiro e depois assisti o filme. Sério, fiquei chocada quando li, porque não esperava algo tão fantástico assim. Achei tudo brilhante e mágico e fiquei com uma imensa vontade de ter um dimon ou um urso polar haha
    Fui assistir o filme e odiei, achei chato, mal terminado. Na minha imaginação ficou bem melhor.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho muita vontade de ler essa série, mas não é AQUELA vontade, sabe? Quem sabe mais pra frente.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. eu gosto muuuito de Bússola de Ouro, apesar de achar a Lyra uma personagem bem chatinha. A trama é original e me manteve presa não somente quando eu estava lendo, mas nos momentos em que estava longe do livro também. Como você, eu também achei que seria muito legal ter um dimon, e fiquei me perguntando como seria se eu tivesse e como seriam ou se existiriam outros universos. A série toda levanta uma série de questionamentos pra nossa imaginação e acho que é por isso que eu gostei tanto. Pena que cagaram tanto ao adaptá-lo pro cinema...
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti o filme na época, mas sempre tive vontade de ler os livros. Não só pra saber a continuação, mas por curiosidade mesmo.
    Curto essas histórias de fantasia e, como eu imaginava, esse vai muito além de ser apenas um livro juvenil.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  13. Eu amo este livro! A história me cativou totalmente, eu não esperava que fosse gostar tanto. Eu li o segundo volume e foi lindo, infelizmente roubaram da biblioteca o terceiro volume. Futuramente pretendo comprá-lo!

    ResponderExcluir
  14. Lembro que fui assistir o filme e acho que fizeram o marketing errado, porque fui esperando uma coisa e recebi... outra coisa. Lembro que fiquei muito perdida. Como você disse, é complexo. E se falta explicação no filme, então... Um pouco da minha confusão com certeza tem a ver com minha desatenção. Mas talvez tenha um pouco a ver com isso.
    Eu particularmente não gostei muito, e nunca tive muita vontade de ler. E, mesmo com todos os elogios, continuo na mesma. Mas o problema é comigo mesmo: não sou a maior fã de fantasia do mundo, e hoje em dia menos ainda. Acho que estou numa fase chata, espero que passe.
    Ah, e eu também sou do grupo das pessoas "com imaginação" - o que nem sempre é bom.

    ResponderExcluir
  15. Oie Isa
    hum, não é o tipo de filme que me chama atenção. Ultimamente estou passando longe dos filmes de fantasia, e procurando mais os de drama e ação, ainda assim sua resenha está impecável como sempre.
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Desde um post que você comentou rapidamente sobre esse livro que fiquei curiosa e agora ainda mais!
    Eu acredito em alma, sei lá, acho que me sinto mais confortável acreditano nesse tipo de coisa e nossa, seria muito legal se existisse esse negócio de dimons.
    Também nunca pensei dessa forma em relação a imaginação, a minha é bem fértil então, pois da mesma forma que você, também penso em tudo que pode dar errado poucos segundos depois de pensar em alguma coisa e todo mundo fala que sou pessimista, todo mundo mesmo. Agora eu tenho uma boa justificativa! Não sou pessimista, tenho imaginação hahahah
    Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  17. Guria! Eu comprei a trilogia deles na Feira do Livro de Porto Alegre, no ano passado, e acredita que eu ainda não li?! #shameonme
    Eu sou muito curiosa por essa trilogia, parece ser encantadora *-*
    Eu curti bastante tua resenha :)

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir