11 janeiro 2012

F7: Salve Geral


























Não sei se é de percepção geral, mas pessoalmente percebo que os filmes brasileiros possuem uma qualidade mais uniforme do que aqueles hollywoodianos, por exemplo. São poucos os filmes geniais que assisti que foram feitos no meu país, contudo, os besteirois completos também são raros (talvez os orçamentos apertados e a valorização parca cause isto, mas não posso ter certeza).
Salve Geral veio aumentar esta percepção. Não é daqueles filmes que me deixam atônita por sua qualidade, mas o narrado é bem envolvente - talvez por ser baseado em fatos reais que sou um pouco nova para lembrar (OK, talvez não pra lembrar, mas eu provavelmente não ligava na época), mas não deixam de ser próximos a mim.

Depois de perder o marido, Lúcia (personagem de Andrea Beltrão, que atuou magnificamente) é atingida por outro desastre: seu filho único, Rafael, é preso, depois de matar uma garota durante uma briga. Aqui o velho conto do mauricinho revoltado se repete: chateado pela grande queda no seu padrão de vida, Rafael se vê no direito de fazer o que é obviamente errado a torto e a direito, culminando com a morte acidental da garota.
Nas visitas a seu filho, Lúcia (bacharel em direito, mas que atuava como professora de piano) conhece Ruiva, advogada e membro do PCC. A empatia é imediata: logo Ruiva começa a dar "serviços" relacionados ao PCC para Lúcia, que, precisando de dinheiro, aceita. No meio de tudo, ela acaba se envolvendo com o Professor, um dos líderes do PCC,e se torna membro da facção. Além disso, graças as pequenas regalias que membros do PCC recebem na cadeia, Rafael acaba se envolvendo com o grupo também.
Salve Geral é um ótimo filme, relatando de forma bem crua os acontecimentos de 2006 com um final água com açucar. O que achei mais interessante em tudo não foi exatamente a parte história: adorei mesmo o retrato dos membros do PCC. Sei que algo feito por trás de lentes nem sempre pode ser fiel, mas é interessante ver como conceitos básicos do que é certo ou errado são relativizados perante circunstâncias adversas, ou a crença de que esse mal será revertido em algo bom no futuro. Só vi isso retratado fielmente em Paradise Now, filme que retrata as últimas horas de dois mártires mulçumanos. Depois de assistir Salve Geral, me ocorreu que talvez tenhamos nossos mártires também, que, decepcionados com a pouca voz que a classe trabalhadora tem na política, vejam na criminalidade a única forma de serem ouvidos...

1 comentários:

  1. Espero que vc já tenha visto o filme " Estômago": este filme é um dos poucos nacionais que gosto.

    ResponderExcluir